10 abril 2018

Pronto Socorro Urgente

 Na semana passada estive no Pronto Socorro da nossa cidade, procurei o atendimento para uma pessoa da família e, que a verdade seja dita; Fomos muito bem atendidos!
Havia um bom médico no plantão do PS e um outro acompanhando a UTI Móvel, o qual aguardava a preparação da ambulância com enfermeiros, para viajar até um hospital na região.
As pessoas iam chegando e em seguida já iam sendo cadastradas para atendimento, pude observar a importância de um atendimento diferenciado, atencioso e eficiente.   
Vi o gerador de energia no lado externo, a placa de inauguração que contem meu nome, o bebedouro com água, uma televisão antiga de 14 polegadas desligada e algumas pessoas sentadas aguardavam atendimento, outros esperavam baixar a pressão. Na frente, a ambulância (foto) UTI era preparada para sair em viagem para Américo Brasiliense com um paciente em estado delicado, os familiares do mesmo ao lado, demonstravam preocupações e confiança ao mesmo tempo, esperavam pacientemente que todos os equipamentos fossem checados, pois nada podia falhar, a fixação dos aparelhos, maca e todos os equipamentos preparados e testados com o maior cuidado. Enquanto no interior do PS um médico realizava o atendimento e o outro acompanhava o embarque do paciente para sair em viagem. Ao mesmo tempo, uma Senhora com um raio x na mão, precisava engessar o braço quebrado e isso teria que ser feito em São Carlos ou Araraquara, se foi conduzida com veículo próprio eu não sei, apenas percebi que nesses casos, são necessários no mínimo 4 ambulâncias, uma vez que uma ambulância precisa ficar de plantão para uma eventual emergência em Ribeirão Bonito e uma outra em Guarapiranga. O gasto com a saúde somam cerca de aproximadamente 33% muito além do exigido por lei que é de 15%..No entanto, existem gastos que não podem ser evitados, como é o caso da cobertura para proteger da chuva, os doentes que chegarem para o atendimento no momento que estiver chovendo. Então, espero que a Santa Casa ou a prefeitura providencie essa cobertura com a máxima urgência ! 

Nenhum comentário: