Palestrante: Tatiana Roberta Xavier Simões.
Quinta-feira (11) no Plenário Vereador Emygdio Lucato na Câmara Municipal de Ribeirão Bonito/SP. a Diretoria Municipal de Saúde promoveu a 3ª Conferência Municipal de Saúde, com participação dos Vereadores Regivaldo Rodrigues da Silva (Reginho), Valdinei (Tuca) Oliveira e Armando Luis Lombardo Simões (Armandinho), Diretora do Setor Social, Noemi Antunes de Moura, a médica Drª Lenita Délrio, o Coordenador do G.V.C.C Gilberto Ynhães, a Presidente do Conseg. Maria José dos Santos Prior e seu Vice José Sebastião Baldan, agentes da área da saúde além do Grupo da Terceira Idade. A Diretora Municipal de Saúde, Maria Eliza Lazarini Alboleia, não pode participar da conferencia devido à um procedimento cirúrgico que acabara de passar.
A profissional da saúde, Tatiana Simões palestrou, apresentou, respondeu perguntas de participantes e explicou sobre a importância da participação de todos, inclusive dos Vereadores, disse ser de extrema importância representar o município na Conferência Estadual e na Nacional, por isso a importância dos delegados da conferencia e defender mudanças necessárias para melhoria da saúde no município. Falou-se da primeiríssima infância que é desenvolvida no município, e que faz toda a diferença no atendimento humanizado, explicou também sobre a 'vaga zero' nos encaminhamentos prioritários ou emergenciais, que o paciente é encaminhado onde haja vaga disponível.
O Vereador Tuca com papeis na mão, falou que houve redução de 1 milhão no investimento da área da saúde e que isso o preocupa muito, pois se à cada ano verificar redução do investimento na saúde da população, as famílias mais carentes são as que irão sofrer mais.
Baldan falou que as pessoas chegam para o atendimento e querem ser atendidas na hora, ofendem funcionários mas eles não são culpados, leva-se em conta as prioridades ou as que apresentem problemas mais graves e que não podem esperar e isso, às vezes gera conflito.
Texto do folder: Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do País, tendo a saúde como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário